Diferença de Freios ABS e Freios Convencionais

Nem todo motorista sabe por que o sistema de freios ABS é melhor do que o sistema de freios a disco convencional. Principalmente porque ainda é minoria entre os veículos no Brasil.

Seguindo a linha de nosso post sobre rodas de carros, vamos ser mais práticos e não entrar muito em questões técnicas e de funcionamento. O objetivo é apenas ilustrar porque os sistemas de freios ABS são mais valorizados.

Vamos lá! A primeira coisa quando se pensa em freios é na segurança. E o sistema de freios ABS – do inglês: Antilock Braking System (Sistema de Freio Antitravamento) – é mais seguro por não travar as rodas do veículo durante a freiada. Isto reduz bastante a possibilidade do veículo derrapar. Assim, o motorista tem mais chances de conseguir evitar uma colisão.

Este sistema não é exclusividade dos carros, existem também motos com freios ABS. Porém, se nos carros o número de veículos ainda é baixo, nas motos é menor ainda.

Como é de se imaginar, esta segurança irá valorizar o veículo e também terá um custo maior na hora de fazer manutenção. Aumentando o valor do veículo na hora de vender.

Nota importante é que a segurança na hora de dirigir começa pelo motorista e sua capacidade para prever e evitar acidentes. Seja consciente!

Diferença de Freios ABS e Freios Convencionais
4.8 (95%) 4 votos

Deixe uma resposta